quarta-feira, 6 de julho de 2011

Prestando Contas do Mandato com a Comunidade



O Vereador Francisco Alves e a vereadora Natália Lúcia Petry fizeram um relato das ações dos mandatos para a comunidade da Ilha da Figueira. Além de apresentar as proposições em defesa do bairro, aproveitamos para esclarecer sobre as suas funções e até onde pode chegar atuação parlamentar.
A prestação de contas ocorreu na noite de segunda-feira, 4 de julho a convite da diretoria da Associação de Moradores da Ilha da Figueira.
Fizeram questão de enfatizar que o vereador é um representante da comunidade, que intercede em favor desta junto ao Executivo. Mas que cabe à administração municipal fazer as obras e ações em benefício da população. E que até agora de todos os pedidos feitos através de indicações, apenas 3% foram atendidos pela Prefeitura.
Até o momento, os dois vereadores apresentaram 118 indicações em favor da Ilha da Figueira.
O Vereador Francisco Alves mencionou algumas das reivindicações da comunidade, da qual seu gabinete e o da vereadora Natália deram encaminhamentos, mas que aguardam resolutividade. Citou a Capela Mortuária e obras de asfaltamento.
O Vereador Francisco Alves comentou, ainda, sobre outras indicações, como pedido para separação da cobrança do IPTU e do lixo, sinalização, instalação de ciclofaixa e de área de lazer nas proximidades da nova ponte, e a situação dos loteamentos irregulares. Esta será alvo de audiência pública, proposta por ele, no segundo semestre.


BUSCA DE RECURSOS FEDERAIS EM BRASÍLIA



Eu e o vereador Justino da Luz estivemos em Brasília entre os dias 27 à 29 de junho, onde acompanhamos o andamento de projetos protocolados pelo município na busca de recursos federais.

Como reforço, os projetos foram entregues à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Recém-empossada no cargo, ela prometeu empenho em favor dos pleitos de Jaraguá do Sul.

Parte dos projetos pleiteia recursos para obras de reconstrução, caso dos R$ 7,6 milhões requeridos junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil e dos R$ 5,3 milhões para obras de estabilização de encostas, do Orçamento Geral da União. O município também já teve aprovados projetos no PAC 2.

Também visitamos gabinetes dos deputados, entre eles o de Pedro Uczai, que anunciou uma plenária do mandato no mês de agosto na região. As reivindicações levantadas no encontro poderão ser atendidas através de emendas parlamentares, porém antes devem ser oficializadas por meio da Câmara de Vereadores.

Com relação às obras nas rodovias federais através do Crema 2 – Programa de Recuperação e Manutenção - os vereadores foram informados de que os editais serão lançados nos próximos dias. Os mesmos serão individualizados por Estado, e não mais de forma única para todo o território brasileiro, como estava previsto.

Café Beneficente "Mistura das Raças"




Marcando presença no Café Beneficente (15/06), que teve como objetivo arrecadar fundos para as ações sociais realizadas principalmente no Hospital Jaraguá.
Parabenizo aqui a Congregação Evangélica de Senhoras Luteranas de Jaraguá do Sul pelo empenho destinado e por manter este projeto vivo que tanto ajuda a comunidade jaraguaense e também todos aqueles que compareceram e de uma forma ou outra contribuíram para o sucesso do evento.