sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SEDE MOCONEVI

Foto de Rodrigo Loureiro

É com grande alegria e orgulho que o Vereador Francisco Alves - PT participou da inauguração da Sede do MOCONEVI  - Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu no dia 20 de novembro, dia em que se comemora também o Dia da Consciência Negra.
A sede está localizada na Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1.082 - Sala 03 - Centro (ao lado do Gats).
Foto de Rodrigo Loureiro
O vereador juntamente com o MOCONEVI lutam por essa bandeira há muitos anos, principalmente pela discriminação racial, que significa qualquer distinção, restrição, exclusão ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública.

Para o vereador “hoje o Brasil todo já fez e continua fazendo debates sobre a questão da igualdade racial”. Segundo o vereador, com a eleição do Governo Lula este debate começou a fazer parte do Governo Federal e da sociedade. Cita como exemplos a criação da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a realização das 2 (duas) Conferências Nacionais de Igualdade Racial e as leis nº 10.639/2003, que torna obrigatória a inclusão de história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares e mais recentemente a lei 11.645, de 10 de março de 2008, que obriga a inclusão no currículo oficial da temática história e cultura afro-brasileira e indígena.

 

quarta-feira, 24 de novembro de 2010


 

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.
Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.
Porém, hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população de brancos e a de pretos e pardos. Por isso, é importante conhecermos algumas informações sobre o assunto.
Nos links abaixo você vai encontrar algumas informações sobre o assunto, sendo algumas selecionadas da Síntese de Indicadores Sociais 2003, produzida pelo IBGE. Além dessas estatísticas, você também vai aprender um pouco sobre a importância de Zumbi dos Palmares e sobre os quilombos.
Boa leitura!

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - HOMENAGEM NA CÂMARA

No dia 16 de Novembro, aconteceu na Câmara de Vereadores homenagem ao Dia da Consciência Negra, proposto pelo Vereador Francisco Alves - PT, integrante e um dos fundadores do Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu. O movimento negro é uma das bandeiras defendida pelo vereador, e que tem orgulho de ser o primeiro vereador negro de nosso município.
Na sessão foram homenageadas três pessoas, que através de seus esforços e relevantes serviços prestados na valorização da cultura negra, contribuiram para a construção desta história, sendo elas: 
Amélia Paulina da Costa Martins - professora, catequista, ministra de eucaristia, mãe de 7 filhos, avó de 8 netos e 3 bisnetas.
Julia Mariane Américo - professora, foi conselheira tutelar e hoje é diretora da Escola Max Schubert. Participou em 2009 do Seminário Internacional África e fez curso a distância de educação Africanidades Brasil pela Universidade de Brasília.
Maria da Glória Rosa - professora, neta de negros e italianos, trabalhou na escola Albano Kanzler e outras escolas estaduais. Hoje é aposentada e tem 4 netos.
O MOCONEVI fez uma linda presentação de um dos maiores sucessos de Clara Nunes - O Canto da Sereia.
Além da homenagem realizada na câmara pelo Dia da Consciência Negra, o movimento também realizou várias programações durante a semana que segue:
Programação da Semana da Consciência Negra

  • Dia 16 – Abertura com Homenagem ao Dia da Consciência Negra
§  Local: Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul
§  Horário - 19 horas
  • Dia 17Período Matutino e Vespertino
       - Visitas e Palestras nas escolas sobre o Movimento Negro e  Cultura Afro Brasileira
Período Noturno
-  Reunião Ordinária da Diretoria e membros
§  Horário - 19 horas na Sede – Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1082 – sala 03 – Centro (ao lado do Gats)
  • Dia 18Período Matutino e Vespertino
       - Visitas e Palestras nas escolas sobre o Movimento Negro e Cultura Afro Brasileira
  • Dia 19 – Evento Cultural na E.E.F. Rodolfo Dornbusch
§  Horário - das 13 horas às 19 horas
  • Dia 20 – Inauguração da Sede  do MOCONEVI com diversas Apresentações Culturais e divulgação do  Ponto de Cultura .
Local:  Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1082  -  * defronte a  Praça da Marcatto
Horário - 11 horas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

HOMENAGEM AO FIGUEIRA ESPORTE CLUBE

O Vereador Francisco Alves - PT, no dia 11/11/2010, prestou homenagem ao Figueira Esporte Clube pela gloriosa vitória por dois anos consecutivos da Copa Interbairros 2010. Agradeceu a todos os moradores do bairro, a comunidade em geral que participou de todas as etapas, a Rádio Brasil Novo, a Fundação de Esportes, parabenizando também os 19 clubes que participaram da copa. O vereador frisou: "Esporte é vida, esporte é saúde." 
Parabenizou também o time do Bairro Santo Antonio pela segunda colocação, e fez questão de dizer que nem foi preciso policiamento, pelo alto nível com que foram conduzidos os torneios e pelo entrosamento de todos. "Não é só o título que é importante, mas a união e o respeito acima de tudo." Por isso a homenagem ficará como uma grande lembrança a todos que participaram e prestigiaram.

ÔNIBUS NA ILHA DA FIGUEIRA - SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA

O Vereador Francisco Alves - PT, sendo vereador de toda a cidade de Jaraguá do Sul, também é um morador do Bairro Ilha da Figueira, e tem grande envolvimento com os problemas da comunidade. Sendo solicitado, o vereador encaminha para a Prefeitura as indicações de melhorias para o bairro, aguardando que a mesma realize as obras solicitadas por ser de sua responsabilidade. E mais um problema foi evidenciado pelos usuários de transporte coletivo tendo a participação direta do vereador junto a Prefeitura e a empresa Canarinho, para que dê uma maior atenção ao problema que vem ocorrendo no trajeto do ônibus após a mudança do trânsito. O vereador solicitou para que o roteiro do ônibus fizesse o trajeto Bairro Ilha da Figueira - Centro - Rua 25 de Julho, seguindo em frente na Rua Olivio Domingos Brugnago, convertendo à esquerda na Rua Walter Marquardt até o Posto Mime, e à esquerda na Rua 25 de Julho indo em direção à Rua Angelo Schiochet (ponte Beira Rio), Centro....No dia 11/11 o Vereador Francisco Alves usou a tribuna em defesa de todos os usuários e afirmou: "As pessoas serão mais bem atendidas e a comunidade terá um transporte coletivo com qualidade, e qualidade é atender bem a comunidade." O valor da passagem não foi reduzido, mas o trajeto sim. O custo é alto e tem crianças, jovens, idosos, pessoas com necessidades especiais que se utilizam deste meio de transporte, e é de grande importância que a Prefeitura e a empresa detentora do transporte olhem com carinho para a comunidade.