Foto de Rodrigo Loureiro |
É com grande alegria e orgulho que o Vereador Francisco Alves - PT participou da inauguração da Sede do MOCONEVI - Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu no dia 20 de novembro, dia em que se comemora também o Dia da Consciência Negra.
A sede está localizada na Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1.082 - Sala 03 - Centro (ao lado do Gats).
Foto de Rodrigo Loureiro |
O vereador juntamente com o MOCONEVI lutam por essa bandeira há muitos anos, principalmente pela discriminação racial, que significa qualquer distinção, restrição, exclusão ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública.
Para o vereador “hoje o Brasil todo já fez e continua fazendo debates sobre a questão da igualdade racial”. Segundo o vereador, com a eleição do Governo Lula este debate começou a fazer parte do Governo Federal e da sociedade. Cita como exemplos a criação da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a realização das 2 (duas) Conferências Nacionais de Igualdade Racial e as leis nº 10.639/2003, que torna obrigatória a inclusão de história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares e mais recentemente a lei 11.645, de 10 de março de 2008, que obriga a inclusão no currículo oficial da temática história e cultura afro-brasileira e indígena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário