Sinalização, lombadas físicas e faixas elevadas foram medidas apontadas pelos moradores e empresários do bairro ilha da Figueira e também pelo vereador Francisco Alves, nesta manhã, 29, em uma reunião com o diretor de Trânsito e Transportes de Jaraguá do Sul, José Antônio Schmitt.
O motivo do encontro são as constantes reclamações da população que mora nas proximidades da via principal, a Rua José Theodoro Ribeiro, especialmente em frente à empresa MTR Transportes, que já foi palco de vários acidentes, devido ao tráfego de veículos em alta velocidade. Além dos acidentes, a comunidade reivindica melhorias para a travessia das crianças, que precisam atravessar a rua para ir à escola Waldemar Schmitz.
A gerente da empresa, Vanêssa Gottardi, comentou em nome dos empresários sobre a necessidade de uma solução urgente. “O nosso intuito como população e empresários da região é melhorar o tráfego e diminuir a velocidade dos veículos”, resumiu. Segundo ela, o problema seria resolvido se houvesse a implantação de uma lombada física ou faixas elevadas (como a do sinaleiro na Rua Epitácio pessoa, próxima aos Bombeiros Voluntários). Vanêssa questionou o diretor de Trânsito para saber o que pode ser feito para solucionar o problema.
O vereador Francisco Alves cobrou que sejam dados encaminhamentos urgentes, pois a Rua José Theodoro Ribeiro está em terceiro lugar no ranking das ruas em que mais ocorrem acidentes na cidade. O vereador Francisco Alves salientou a importância da prevenção e também a conscientização por parte da população para a segurança no trânsito.
A partir da reunião organizada pelo vereador, a Prefeitura comprometeu-se com ações rápidas. Placas indicando a velocidade de 40 km/h e o reforço da fiscalização com a Polícia Militar serão as primeiras medidas tomadas pela Diretoria de Trânsito do município. De acordo com o diretor, José Antônio Schmitt, a sugestão dos moradores para que se implante a faixa elevada é um processo demorado, que necessita passar por um estudo. “No primeiro momento vamos pintar as faixas e sinalizar com as placas. Vou aguardar o ofício (pedido formal) e, em seguida, solicitar a implantação”.
No documento, os empresários também pretendem incluir a solicitação da faixa elevada. O vereador Francisco Alves vai encaminhar o ofício em nome dos moradores e o diretor de Trânsito comprometeu-se em resolver a questão na próxima segunda-feira, dia 2.
Divinópolis e Via Verde
No encontro, foram citadas ainda duas preocupações no entorno do bairro. Uma delas é a entrada e saída do Residencial Divinópolis, que dificulta a visualização do motorista. A outra diz respeito à construção da Via Verde, que vai modificar o sentido das ruas, a José Theodoro Ribeiro passando a ser mão única e a Via Verde será o trajeto de retorno sentido centro. Alguns empresários e moradores criticaram o andamento das obras que, segundo eles, estão invadindo as suas propriedades. Eles também acham que o trecho terá muitas curvas, um problema de segurança. O diretor José Antônio Schmitt disse que esta é uma questão que compete ao setor de Planejamento Urbano, mas prometeu levar as reivindicações ao secretário da pasta, Aristides Panstein.
Nenhum comentário:
Postar um comentário